Promove produtos e serviços e organiza exposição e rotatividade em pontos de venda de acordo com layout estabelecido pela empresa. Aborda clientes, esclarece dúvidas e distribui folders ou amostra grátis.
Num supermercado por exemplo, é aquela pessoa que oferece degustação de alguma bebida ou alimento, ou distribui e repõe o produto numa gôndola, ou ainda demonstra o funcionamento de determinado equipamento em uma loja.
O promotor de vendas exerce importante função no trade marketing e tem influência sobre os resultados de uma ação ou de uma operação. É o profissional que vai a campo para executar as estratégias no ponto de venda, sendo responsável por reportar a falta de produtos na gôndola.
São muitas as histórias de pessoas que começaram como promotores e que hoje são supervisores, coordenadores e até mesmo diretores de empresas.
É importante ser proativo, visitar as lojas e passar todas as informações necessárias à empresa, cultivar um bom relacionamento com os responsáveis pelo ponto de venda, negociar espaços, revisar o estoque, posicionar os produtos.
Esse profissional sai todos os dias com as seguintes funções são:
Verificar a exposição do produto e estabelecer as ações em loja;
Registrar fotos da gôndola;
Passar informações do produto ao supervisor (preço, posicionamento na gôndola, ruptura e etc);
Ficar atento às ações da concorrência e avisar o supervisor caso haja alguma novidade;
Verificar o estoque do produto;
Conversar e garantir o bom relacionamento com o gerente de loja;
Prestar apoio a ações promocionais como a distribuição de folders ou amostra grátis;
Organizar o merchandising como orientado pela empresa;
Esclarecer dúvidas de clientes.
De uma forma geral, o promotor passa grande parte do dia em contato com o público. O bom relacionamento é a base da sua imagem, bem como da empresa e do produto representado por ele. O profissional cordial, educado e simpático será sempre lembrado por isso.
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