Muitos empresários de pequenos negócios desconhecem o poder da publicidade e promoção para promover sua atividade.
Ao contrário do que muitos pensam, propaganda não deve ser feita eventualmente, sendo uma ferramenta que pode e deve ser utilizada de forma focada e constante.
Seus futuros clientes devem ter uma visão positiva de seus produtos ou serviços, tendo oportunidade de conhecê-los antes de comprá-los ou utilizá-los.
Publicidade não é sinônimo de custo alto, muito pelo contrário, pode ser realizada com pouco ou quase nenhum gasto. Trata-se de focar qual o público-alvo a ser atingido e promover seus negócios dirigidos a esse público.
Aqui vão dez maneiras para fazer isso:
- Divulgue seus pontos fortes: De que forma seu produto ou serviço se diferencia dos demais? Pode ser no preço, no rápido atendimento, na diversidade dos produtos, etc;
- Utilize mídias alternativas: São ações que fogem dos meios tradicionais (TV, Cinema, Rádio, Revistas), como newsletters, camisetas, cartões de visita, cupons de desconto, folders, internet, cartazes, etc;
- Faça seus clientes sentirem-se especiais: Atenda-os da melhor forma possível e lembre-se do famoso jargão ”O cliente tem sempre razão”;
- Utilize o Business Contact Manager: Esta é uma ferramenta para gerenciamento de clientes do Microsoft Outlook para proprietários de pequenas empresas que pode ser usada para ajudá-los a melhorar a eficácia do atendimento ao cliente, das vendas e dos esforços de marketing;
- Use o e-mail com eficiência: Pode-se criar uma campanha de e-mail marketing levando em conta seu público-alvo sem, entretanto, abusar de sua paciência. Nada de disparar um atrás do outro. Use moderação e educação;
- Participe de redes sociais: As comunidades permitem que as empresas interajam com os consumidores divulgando seus produtos e serviços sem gastar um centavo;
- Aproveite as datas comemorativas: Existem dezenas de datas que fornecem pretexto para aumentar as vendas. Exemplo: No Dia Internacional da Mulher, envie mensagem de congratulações e ofereça um brinde às clientes (pode ser um chocolate ou serviço com desconto);
- Invista em parcerias: Fornecedores de bebidas, alimentos e serviços costumam oferecer aos estabelecimentos comerciais uniformes, mesas, cadeiras e brindes com sua marca estampada. É uma ótima forma de baratear o investimento no seu comércio;
- Distribua amostras grátis ou faça degustações dos seus produtos: Quando um potencial cliente experimenta determinado produto ou serviço, você aumenta muito a chance de finalizar uma venda, bem como fidelizar novos clientes;
- Implemente o pós venda: Saber se um cliente foi bem atendido é primordial para o crescimento e a manutenção do seu negócio!